Os preços do mercado imobiliário não param de subir. Os incorporadores que adiaram projetos em 2009, somado ao aumento da base de financiamento, causaram um desequilíbrio entre demanda e oferta, elevando os preços dos novos. Nesse cenário, tenho indicado aos meus clientes que mudem a cultura ao comprar imóveis. Quem quer comprar um apartamento espaçoso deve optar por apartamentos antigos, e com boa localização. Estes imóveis são bem maiores que os novos e mesmo que tenham que passar por uma reforma ainda ficam entre 30% e 40% mais baratos que os novos. Os próprios corretores chegam a brincar que os apartamentos novos são calculados hoje em centímetros e não em metro quadrado devido ao aumento da área comum, que está cada vez maior e os espaços internos que estão cada vez menores.
Para se ter uma idéia, no bairro da Vila Nova Conceição os apartamentos na planta (mercado primário) estão com preços acima de R$ 10 mil/m², sem contar a correção do INCC e o tempo de entrega, que eleva esse valor, ao menos em 15%, em 36 meses.
Já no mercado secundário (usados) é possível encontrar um excelente imóvel, com preço inferior a R$ 7 mil por m², planta quadrada, dormitórios amplos e pé-direito diferenciado. Não precisa ser um gênio em matemática para saber que mesmo com reforma geral (projeto, piso, iluminação, banheiros e até decoração) o negócio é bom.
Boa compra!