
Pairando a 324 metros sobre Paris, este triunfo inspirador de estilo tinha o intuito de sobreviver apenas como uma estrutura temporária. Durante o início de 1900, entretanto, a necessidade de comunicações sem fio salvou a Torre Eiffel de virar ferro velho. Durante 40 anos, ela reinou como a construção mais alta do mundo até que o prédio Chrysler em Nova York foi construído em 1929.
O desenho de Eiffel foi escolhido entre 700 propostas, em grande parte devido a sua reputação como uma autoridade européia em aerodinâmicas e o efeito do vento em estruturas altas de ferro.
Eiffel calculou que a sua torre de quatro colunas de curva de base iriam absorver os efeitos de curvatura do vento.
E sua visão de engenharia estava certa – até mesmo os ventos mais fortes nunca moveram a torre mais do que 115mm. Arquitetos do século XX seguiram vários princípios de Eiffel na construção de arranha-céus com estruturas de aço.
É impressionante saber que muitos parisienses na época temiam que a torre se parecesse mais com um objeto feio nos céus da cidade e hoje em dia é um dos pontos turísticos mais visitados e apreciados do mundo.
Fonte das informações: Discovery Channel