O magnata americano Donald Trump também está apostando nos milionários brasileiros para vender os apartamentos e coberturas do Trump Soho Condominium, um megaprédio de luxo localizado no coração de Manhattan, em Nova York, e inaugurado em abril de 2010. Trump fechou um contrato de parceria com a Piquet Realty, imobiliária especializada na venda de imóveis de alto valor para brasileiros nos Estados Unidos. Ela é comandada por Cristiano Piquet, sobrinho do tricampeão de Fórmula 1 Nelson Piquet.
Piquet e sua equipe desembarcam no Brasil no início da semana que vem para vender pelo menos 20 unidades em um evento com convidados VIPs na próxima quinta-feira.
"Todo mundo está de olho no Brasil. E não são só os investidores. Os brasileiros são um dos maiores compradores de imóveis dos EUA" - disse Piquet ao Jornal o Globo.
Lançado em plena crise financeira, o empreendimento foi inaugurado em abril de 2010 e é gerenciado pela Trump Hotel Collection. Até o fim do ano passado, apenas 45 das 391 unidades foram vendidas. Em dezembro de 2010, o CIM Group (fundo de investimento imobiliário, com sede em Los Angeles) investiu cerca de US$85 milhões para reduzir parte dos débitos com a iStar Financial e renegociou o restante das dívidas, e o projeto foi retomado.
A escolha pelo Brasil, segundo Piquet, aconteceu porque os brasileiros estão entre os maiores investidores do setor imobiliário americano. Em Miami, depois da crise, 80% dos imóveis colocados à venda foram comprados por estrangeiros - destes, 50% são brasileiros. Depois de São Paulo, o tour de vendas da Piquet Realty deve chegar a Rio de Janeiro, Brasília e Belo Horizonte.
Os brasileiros, hoje, são um dos maiores compradores nos EUA. Já são os primeiros em compras de imóveis em Miami, ultrapassando os canadenses - disse Piquet, lembrando que os imóveis de luxo no Brasil estão mais caros que nos EUA.
Ele explicou que desde o lançamento do Trump Soho o valor dos apartamentos caiu à metade: os de um quarto, que custavam US$2 milhões, hoje saem por US$1 milhão; os de dois quartos passaram de US$5 milhões para US$2,5 milhões; e as coberturas, de US$15 milhões para US$8 milhões. Além da vista privilegiada da Big Apple, os imóveis foram projetados e decorados pelo arquiteto David Rockwell, com mobiliário personalizado da Fendi Casa.
Nossa expectativa é vender, no evento que faremos em São Paulo, 20 unidades - disse Piquet, referindo-se ao coquetel de apresentação do empreendimento, no próximo dia 7.