Com mais de 8,3 milhões de pessoas, a cidade de Nova Iorque é a mais populosa dos Estados Unidos. Apesar de toda a crise que se abateu sobre a “Big Apple”, ela é ainda um dos maiores centros comerciais, financeiros e culturais do mundo e sua influência na política, educação, entretenimento, mídia, moda e arte contribui para seu status como uma das cidades mais globais do planeta. Qualidade de vida, rendas familiares extremamente altas e vastas oportunidades e atividades culturais e de entretenimento, são comum em NYC e a tornam uma das mais desejadas cidades para se viver.
Ao todo são mais de 200 mil empresas instaladas, sendo uma das economias mais desenvolvidas e integradas do mundo, representando quase 10% de todo o PIB dos Estados Unidos. Do total de renda de salários da cidade, 35% provém do setor financeiro. A cidade é também um concentrador global de comércio e negócios internacionais, e é um dos três centros de comando da economia do mundo, junto com Londres e Tóquio. Em decorrência disto, muitas empresas internacionais possuem sua sede em Manhattan e, um de cada dez empregos no setor privado na cidade, é de uma empresa estrangeira.
A cidade de Nova Iorque terá o PIB nº 1 do mundo em 2025
Atualmente, a cidade de Nova Iorque só perde para Tóquio, no Japão, quando se trata de Produto Interno Bruto – PIB, que atualmente é de US$ 1,406 trilhões (de dólares). Segundo o McKinsey Global Institute, em seu relatório, "Mundo Urbano: Mapeando o Poder Econômico das Cidades", a previsão é de que 600 centros urbanos por todo o mundo gerarão 60% do PIB mundial em 2025, e a cidade de Nova Iorque será a Nº 1 no ranking do PIB. Enquanto todos nós sabemos um pouco disto intuitivamente, a pesquisa de McKinsey encontrou três regras bastante poderosas que se aplicam às grandes cidades, e à Nova Iorque em particular:
- Cidades maiores atraem profissionais mais talentosos.
- Cidades maiores atraem mais investimentos.
- O efeito rede da cidade estimula o crescimento, dela própria e do entorno.
A cidade de Nova Iorque ainda é a “Cidade Líder do Mundo”
O Knight Frank Wealth Report 2013, da empresa Knight Frank de Consultoria Imobiliária, preparado em conjunto com o Citibank, é um guia para o mundo dos imóveis residenciais internacionalmente classificados como "de primeira" e oferece uma perspectiva sobre os principais mercados de real estate de luxo por todo o mundo. Nova Iorque foi escolhida, mais uma vez, como a Cidade Líder do Mundo, tendo obtido o rank abaixo:
- Nº 1 em atividade econômica
- Nº 2 em conhecimento e influência
- Nº 7 em poderio político
- Nº 6 em qualidade de vida
A empresa de consultoria ainda prevê que em 10 anos a cidade ocupe a posição Nº 1 do mundo em todos os segmentos. Analisados sob esse prisma, os preços dos imóveis em Nova Iorque ainda são relativamente modestos se comparados com imóveis similares em Londres, Paris ou Hong Kong.