Número de novos hotéis ultrapassa o planejado
Caminha a passos largos o compromisso do Rio de Janeiro com o COI de ampliar a rede hoteleira até 2016. Segundo dados da Firjan, a expansão da rede já contabiliza mais de 60 novos empreendimentos, que vão acrescentar mais do que as 10 mil unidades habitacionais planejadas até a Copa de 2014 e as Olimpíadas de 2016. Segundo estudo da Rio Negócios, agência de promoção e investimentos da prefeitura, o Rio conta hoje com 30.980 unidades habitacionais, sendo 24.500 da rede hoteleira e 6.500 de pousadas, albergues, cama e café e motéis. A projeção é que até o final de 2013 haja um crescimento de 22% somente na rede hoteleira, atingindo 29.800 quartos, e de 39% até 2016, chegando a 34 mil unidades.
O número deve ampliar-se ainda mais após a aprovação, em dezembro, pela Câmara dos Vereadores, do Pacote Olímpico, que, entre outras diretrizes, concede benefícios ao setor, incluindo isenção do ITBI na compra de imóveis e terrenos, isenção de IPTU durante a obra, redução da alíquota de ISS e liberação de áreas para a construção de hotéis e pousadas.
"Incluindo os que já estão em construção e os que já foram licenciados, já temos garantidas hoje 4 mil unidades", comemora Felipe Goes, secretário municipal de Desenvolvimento. Grandes redes internacionais, como Hyatt, Merriot, BHG e Accor, anunciaram projetos ou prospectam novas áreas, além das nacionais Windsor e Atlântica, entre outras oito redes. A Barra concentra a maior parte dos projetos, como o Grand Hyatt Rio Janeiro, a ser construído na Barra da Tijuca com 408 apartamentos. A rede prospecta ainda uma área na região do Porto Maravilha.
"O modelo de negócio da Performance é construir os hotéis, vender na planta para investidores como a Funcef, que adquiriu 80% dos hotéis da zona sul, e contratar um operador. O mesmo modelo foi adotado para os cinco hotéis da Barra, onde a Galvan entrou como investidora", diz Pablo Pages, diretor da Performance, que é remunerada pelo resultado da operação, a cargo da Accor. A empresa avalia mais dois terrenos na zona sul e adquiriu dois na zona portuária.
A rede Windsor acaba de reinaugurar o Meridien com a marca Windsor Atlântica, de 545 apartamentos, e está ampliando o Hotel Flórida, que passará de 225 para 400 apartamentos. Os novos projetos incluem mais três hotéis: um em Copacabana, com 140 unidades, e dois na Barra, com 450 e 550 apartamentos.. (C.N.)
Fonte: Valor On-Line